Uma carta para todos os profissionais de marketing afiliados atuais e futuros
Caro profissional de marketing afiliado,
Não importa se você está aprendendo sobre marketing de afiliados ou se vem aprimorando seu negócio online com marketing de afiliados há anos, esta carta — leitura obrigatória — é para você.
Primeiro, quero contar uma história.
Era 2008. Eu tinha acabado de ser demitido do meu emprego na área de arquitetura. Nos meses que antecederam a demissão, eu estava experimentando negócios online com meu primeiro projeto, o GreenExamAcademy.com .
Enquanto eu estava criando a Green Exam Academy para ajudar outras pessoas no setor de arquitetura a passar no Exame LEED, descobri algo incrível.
Em fóruns relacionados a marketing digital e negócios online, aprendi sobre uma coisa chamada marketing de afiliados . As pessoas estavam encontrando produtos para vender online em lugares chamados "redes de afiliados" e investindo em anúncios para direcionar tráfego para esses produtos e, ao mesmo tempo, ganhando uma comissão.
Foi a primeira vez que ouvi falar de marketing de afiliados. As pessoas que compartilhavam seu sucesso comentavam sobre o quão pouco gastavam em anúncios e quanta comissão ganhavam como resultado — e com produtos que nem eram deles. Eu não conseguia acreditar, parecia bom demais para ser verdade.
Naquela época, quando comecei a aprender sobre marketing de afiliados, o objetivo era ganhar dinheiro rápido. As redes de afiliados que prevaleciam na época são um bom exemplo disso. Elas funcionavam assim:
- Você se inscreveria na rede de afiliados.
- Para participar, você precisava compartilhar informações sobre o tamanho da sua lista de e-mails e quanto tráfego seu site gerava, uma oportunidade para muitos exagerarem seus números.
- Depois de se tornar membro da rede, você terá acesso a uma biblioteca gigante de produtos (de cosméticos a galinheiros) que estavam sendo vendidos como parte do programa de afiliados da rede.
- Se alguém comprasse a partir desses links de referência, você ganharia uma porcentagem da venda.
Isso parecia um tesouro, uma oportunidade incrível de ganhar muito dinheiro se você conseguisse convencer as pessoas a clicarem nesses links e efetuarem a compra.
O meu eu do futuro (o eu que está escrevendo para você hoje) diria que esse não é o caminho certo, porque você não está partindo de um ponto de partida autêntico. A menos que você realmente conheça o produto, o tenha usado com sucesso e possa provar isso ao seu público, não pode esperar que os outros simplesmente acreditem na sua palavra.
Mas eu, que estava começando a entrar no mundo dos negócios online, não sabia. Ah, como o tempo e a experiência podem moldar você!
Meu erro de $ 300
Durante esse período, depois de me cadastrar em uma rede de afiliados, escolhi um produto que achei adequado para o meu público (mas eu não sabia exatamente), criei uma conta no Google AdWords para começar a anunciá-lo e criei meu primeiro anúncio. Naquela época, eu era um péssimo profissional de marketing e redator (ainda sou, em muitos aspectos!). No anúncio, eu incentivava as pessoas a clicarem no link do produto que eu estava anunciando.
Depois de algumas horas, vi que tinha algumas centenas de impressões no anúncio. Depois de mais algumas horas, já eram mais de mil impressões. Mas não tive nenhum clique no anúncio. Nada, nada, nenhum. Esperei e esperei até finalmente conseguir meu primeiro clique, mas essa pessoa não acabou comprando o produto.
Então, no que deu essa experiência? Gastei US$ 300 em algumas dezenas de cliques, mas esses cliques não resultaram em nenhuma venda.
Como experiência de aprendizado, comecei a pensar nesses cliques e na pessoa do outro lado. Quem eram eles? O que os levou a agir? Por que clicaram?
Depois de um tempo, percebi que não havia como saber a resposta para essas perguntas. Eu não conseguia conhecer a pessoa que clicou, nem mesmo o meu público. Eu tinha criado um anúncio baseado em um produto que eu não conhecia de cabo a rabo. Não me dediquei a conhecer o produto nem a entender como ele poderia atender ao meu público. E, ao fazer isso, eu estava falhando comigo mesmo e com as pessoas (meu pequeno público na época) que contavam comigo.
Eu não faria isso nunca mais. Tive um sinal de alerta, ali mesmo. Aprendi a importância de conhecer seu público e como a construção de relacionamentos é essencial para um marketing de afiliados eficaz. Meu processo de aprendizado continuaria a partir daí, é claro, mas os alicerces já estavam definidos.
O marketing de afiliados não é algo rápido e impessoal. É exatamente o oposto.
O marketing de afiliados consiste em promover relacionamentos genuínos e de longo prazo com pessoas em quem você confia, produtos que você ama e empresas que se alinham com você e suas filosofias.
Qualquer relacionamento saudável exige tempo e muita confiança. E é nisso que precisamos nos concentrar em nossos relacionamentos de marketing de afiliados. Vejo, com muita frequência, pessoas desperdiçando tempo e energia promovendo produtos sob o disfarce de marketing de afiliados. Mas, veja bem, o marketing de afiliados deve ser uma extensão natural dos seus próprios esforços nos negócios; não um adereço apenas para ganhar um dinheirinho extra.
Os relacionamentos de afiliados que construí ao longo dos anos levaram tempo, pois dediquei tempo à pesquisa, aos testes do produto, às reuniões com os criadores e à compreensão da visão deles. Dedicamos tempo, juntos, para construir essa confiança e conquistar a confiança dos nossos respectivos públicos. Tudo isso é essencial no marketing de afiliados.
E você precisa conhecer seu público.
Conhecendo seu público
Se você quer que o marketing de afiliados funcione para você e que ele ajude a construir uma renda passiva de longo prazo, precisa conhecer seu público. Pergunte-se sempre:
Como posso atender melhor meu público?
Há uma infinidade de maneiras de atender seu público. Às vezes, será simplesmente um conteúdo gratuito criado por você: uma postagem de blog, um vídeo do YouTube, um episódio de podcast. Às vezes, a melhor maneira de atender seu público é promover um de seus produtos, como um curso online próprio, um software ou um serviço direcionado criado especificamente para eles.
Outras vezes, a melhor maneira de atender ao seu público é recomendar um produto já existente de outra pessoa ou empresa. Você é um solucionador de problemas, mas às vezes as melhores soluções são os produtos que já existem. Se você conseguir criar essa conexão com as pessoas, poderá ser recompensado por isso.
Sua perspectiva, sempre, deve ser de servir. Sirva primeiro.
[Tweet “Se você não for agradecido pelos produtos que está promovendo, você está fazendo marketing de afiliados errado.”]
Reescrevendo a história do marketing de afiliados
Devido ao potencial de abuso no marketing de afiliados (e abuso real por parte de alguns), ele está ganhando má reputação. Se você é um profissional de marketing de afiliados e realmente deseja ter sucesso como tal, precisa fazer tudo o que estiver ao seu alcance para reescrever a história e permitir que as pessoas vejam o marketing de afiliados como a força positiva que ele pode ser: servir.
Ao promover algo que não ajuda, você não só não está em sintonia com seu público, como também está prestando um péssimo serviço a ele. Por sua vez, eles responderão menos a quaisquer chamadas para ação que você criar no futuro, sejam elas relacionadas ao marketing de afiliados ou não.
É sua responsabilidade, como profissional de marketing de afiliados, ver e entender toda a jornada daqueles que você atende com seu marketing de afiliados. É sua responsabilidade saber o que acontece com aqueles que você atende. E é sua responsabilidade quando as coisas não saem como planejado, o que acontece mesmo que você tenha as intenções certas.
Aqui está um exemplo: uma empresa em que eu confiava e promovia começou a decepcionar meu público, e a mim também. Comecei a receber avaliações negativas do meu público sobre a empresa. Então, voei até a sede da empresa e tive uma conversa séria com o CEO para ver o que estava acontecendo. Descobri que mudanças estavam de fato sendo feitas e, embora tenha demorado um pouco, as coisas começaram a melhorar. Sou muito grato que a empresa tenha ouvido meu feedback, porque o serviço que eles prestam está significativamente melhor agora, e as avaliações dos clientes que estão chegando mais recentemente voltaram ao nível que deveriam estar.
Você pode ler mais sobre essa conversa no meu Relatório de Renda Mensal de maio de 2016 .
Às vezes, como profissional de marketing afiliado, acontecem coisas que fogem ao seu controle. Mas você precisa estar disposto, se algo acontecer, a assumir a responsabilidade e cuidar do seu público — mesmo que isso signifique abrir mão da sua renda de afiliado para encontrar uma solução melhor.
1•2•3 Marketing de afiliados
Como muitos de vocês sabem, este ano lancei vários cursos abrangendo uma ampla gama de tópicos, incluindo podcasting , como começar um negócio do zero e como construir sua própria marca . No total, milhares de pessoas receberam a ajuda necessária desses cursos para expandir seus negócios online. E adivinhem? Tenho mais um curso para este ano. Aliás, ele será lançado na semana que vem! E esse curso é:
Este curso novinho em folha foi criado para guiar você, desde a fase de não ganhar dinheiro com marketing de afiliados até a fase de entender exatamente como o marketing de afiliados funciona, para que você possa ganhar sua primeira comissão de forma genuína, eficaz e com foco no longo prazo. Mesmo que você já tenha tentado o marketing de afiliados e até agora não tenha dado certo, o 1•2•3 Marketing de Afiliados foi criado para te ajudar também.
Aqui está minha promessa para você:
Se o 1•2•3 Affiliate Marketing não ajudar você a ganhar sua primeira comissão da maneira certa, você receberá seu dinheiro de volta, sem perguntas.
Nota do Editor: O Marketing de Afiliados 1•2•3 agora faz parte do Passe de Acesso Total, nossa comunidade educacional de membros. Saiba mais sobre o Passe .
Comentários
Postar um comentário