Como deixar de usar grupos do Facebook como lar da sua comunidade (9 dicas)
Se você está pronto para deixar o Facebook (ou qualquer outra plataforma) como lar da sua comunidade, aqui está o que você precisa ter em mente.
Quer mover sua comunidade dos Grupos do Facebook, seja para uma comunidade do Circle, Discord ou outra plataforma?
Estes são os 9 passos importantes que seguimos durante a nossa migração dos Grupos do Facebook. Eles ajudarão você a maximizar o número de pessoas que se convertem para o novo lar da sua comunidade e garantirão que todos fiquem felizes — inclusive você.
As 9 chaves para mover com sucesso sua comunidade para longe do Facebook
Dica profissional: essas etapas se aplicam tanto se você estiver tentando deixar o Facebook ou qualquer outra plataforma como o lar da sua comunidade.
1. Dê tempo à sua comunidade.
Dê tempo para que eles saibam que isso vai acontecer. Avise com alguns meses de antecedência, ou pelo menos algumas semanas, se possível. Caso contrário, as pessoas não terão tempo para processar a mudança e muitas ficarão chateadas. Isso ajuda a que o restante das etapas ocorra sem problemas.
2. Aproveite os benefícios da migração.
Saiba por que você está fazendo isso e comunique isso. Você precisa entender e compartilhar os benefícios. Você praticamente precisa vender o processo de migração para a sua comunidade. Ninguém gosta de mudanças, então certifique-se de que eles saibam por que isso será bom para eles.
3. Aborde os pontos problemáticos.
Não se esconda das desvantagens. Diga aos seus funcionários que você sabe que essa mudança será um grande problema. (Sim, eles terão que criar um novo login e senha.) Seja franco sobre essas dificuldades — e certifique-se de compará-las com os benefícios da etapa anterior.
4. Reúna seus superfãs.
É provável que existam pessoas superativas na sua comunidade que te seguiriam em qualquer lugar. Encontre essas pessoas (você provavelmente já as conhece) e avise-as com antecedência. Elas se sentirão ainda mais especiais e vão querer te ajudar a vender a mudança para o resto da comunidade.
5. Traga seus superfãs para o novo espaço primeiro.
Seus membros mais dedicados provavelmente não se importarão com o fato de as coisas ainda não estarem totalmente definidas. Na verdade, eles apreciarão o fato de você estar construindo e testando o novo espaço com a ajuda deles e tendo-os em mente. E quando os frequentadores regulares estiverem prontos para participar, já haverá atividades acontecendo no novo espaço.
6. Defina uma data firme.
Escolha um dia para fazer a mudança e cumpra-o. Se não o fizer, corre o risco de as pessoas não sentirem urgência na migração. Muitas pessoas esperam até o último minuto para se mudar, então estabeleça um prazo claro.
7. Tenha um período de sobreposição.
Reserve um tempo para ajudar as pessoas a se instalarem no novo espaço, enquanto o antigo espaço comunitário ainda estiver aberto. Isso dará aos retardatários um tempinho extra (até a data definida na etapa 6) para se mudarem. Dê pelo menos duas semanas, até um mês.
8. Dê instruções claras.
Deixe bem claro como fazer a transição para a nova plataforma da comunidade. Mostre fotos, compartilhe um vídeo, se for útil. E esteja preparado para compartilhar essas instruções várias vezes.
9. Facilite a integração.
A integração dos seus membros no novo espaço é crucial. Dê aos membros passos claros a seguir quando estiverem lá. Eles devem sempre ter uma resposta para a pergunta: "O que eu faço agora?". Acerte no processo de integração e seus membros terão uma ótima experiência em seus novos e desconhecidos ambientes.
Uma última palavra de sabedoria: você perderá algumas pessoas no processo de mover sua comunidade para fora dos Grupos do Facebook. As etapas acima foram elaboradas para minimizar o número de pessoas que não aderirão a essa mudança com você. E quando as pessoas ouvirem como a nova experiência da comunidade é incrível, espero que queiram voltar!
Comentários
Postar um comentário